segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Breve Resumo de Nossa Saga!!

Olá pessoal,
Faz muito tempo que não escrevo aqui. Para os que nos acompanharam desde o princípio, gostaríamos de dizer que não desistimos de nosso sonho. Aos que ainda não conhecem nossa trajetória até aqui, vou fazer uma breve recapitulação.

Tudo começou em 2007 quando eu recebi uma proposta de emprego em Alberta, a empresa se prontificou em enviar todos os documentos e tinha um advogado de imigração cuidando disto. O visto seria de trabalhador temporário, na época eu morava nos EUA. Foi dado entrada no HRSDC para aprovação o que deu ok, e depois o advogado me mandou toda a documentação para que eu entrasse pelo consulado de SP o que eu fiz, me disse que eu teria de vir para o Brasil para a entrevista e os trâmites e eu fiz isto. Abandonei uma vida de 9 anos nos EUA. A documentação que foi feita para o consulado estava totalmente errada (fui descobrir depois) e o consulado acabou negando o pedido, a empresa abandonou a ideia e não quis me ajudar mais.

Alguns meses mais tarde eu conversei com uma advogada de imigração de Toronto que me disse que se a empresa trocasse o LMO por um AEO eu poderia entrar com o processo federal, eu volto a conversar com a empresa que se nega a fazer dizendo que já tinha gasto muito no processo anterior, me restava arranjar outro empregador. Eu procurei e logo encontrei outro empregador, desta vez em Ontario. A advogada entra em contato com a empresa e começa a preparar o processo de AEO com o HRSDC. Quase no final do processo (que é longo levei quase 6 meses) a empresa desiste ao ter de apresentar uma série de documentos para o HRSDC.

Estaca zero novamente, rsrs. Passados alguns meses decidimos estudar francês e entrar pelo processo do Quebec, entramos com os documentos nos preparamos para a entrevista e tínhamos certeza que estava tudo certo pois tínhamos pontos suficientes. Em outubro de 2010 tivemos nossa entrevista. Nela a entrevistadora não aceitou meu diploma de administração, eu fiz nos EUA e como alguns dos estados da nação não aceitavam, ela disse que o Quebec também não aceitava. Com isto perdemos uma série de pontos pois me consideraram apenas com segundo grau. E acabamos não passando.
Minha esposa chorou, fiquei desesperado na época, mas pensamos muito e decidimos não desistir, voltamos às aulas de francês para compensar os pontos perdidos e neste meio tempo fomos ainda abençoados com um filho lindo.

Demos entrada novamente no processo pelo Québec um ano após nossa primeira entrevista, em 2011, e nos encontramos no momento aguardando entrevista novamente. Minha cunhada e seu esposo deram entrada no processo também incentivados por nós, e como os dois são enfermeiros acabaram tendo o processo bastante abreviado e já estão com o visto em mãos e devem entrar no Québec em fevereiro e com isto ganharemos mais alguns pontinhos (Oba!!). Em Novembro de 2013 eu visitei a Nova Zelândia em busca de oportunidades de trabalho. Foi uma visita muito boa, interessante e promissora, segue abaixo uma fotinho. É um país muito lindo, organizado e com um excelente nível de qualidade de vida. Acreditamos que não devemos desistir de nossos sonhos.
Queremos e vamos viver no Canadá!
Abraços,
Alfredo.


8 comentários:

  1. Fiquei um tanto preocupada! Eu também sou formada em Administração, porém de acordo com aquela tabela de formação, Administração dá 6 pontos, contou esses pontos pra ti ou não?
    Outra dúvida, na entrevista faltava 3 pontos por vocês não atingirem os 6 pontos ou o entrevistador deu pontos diferente do que vocês previam? Estou pra mandar meus documentos e embarcar nessa jornada angustiante. Eu quero enviar tudo antes de 31 de março pois me enquadro na regra de 1 de agosto de 2013. Vamos ver o que vai dar!
    Abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita,
      No nosso caso tínhamos contado a minha formação em adm sim, então quando minha formação nos EUA não foi aceita nós perdemos pontos no quesito formação do cônjuge e domínio de formação, porém ganhamos pontos no francês, no final ficaram faltando 2 ou 3 pontos. Na época era comum colocarem os entrevistados (no caso de não alcançarem os pontos todos) em "recuperação", rsrs ou seja davam um tempo (geralmente de 12 meses) para adquirir mais pontos. Nossa revolta na época foi que simplesmente nossa entrevistadora negou nosso pedido. A mesma entrevistadora logo foi afastada e o Ms. LeBlanc assumiu no lugar dela. Nós então decidimos entrar quando tivéssemos os pontos todos sem a necessidade de minha formação. Quando aplicamos novamente em 2011, declarei minha formação apenas como segundo grau, para evitar maiores problemas de interpretação. Vale lembrar que isto foi a muito tempo atrás e hoje isto nada mais vale e que também minha esposa é a aplicante principal e ela é formada em ADM aqui no Brasil. Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Alfredo.

      Excluir
  2. Poxa vida, que raiva desse advogado e da entrevistadora!!!! Espero muito que dessa vez dê tudo certo! Boa sorte pra você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas já passou. Esperamos que desta vez dê tudo certo. Obrigado.
      Abraços.

      Excluir
  3. Tais e Alfredo, parabens pela dedicacao. Certamente todo esse esforco sera recompensado!!!! Beijos e ate breve, no Canada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pati,
      Obrigado! Tomara mesmo que sejamos recompensados, rsrs. Estamos contando com isto.
      Abraços,
      Alfredo.

      Excluir
  4. Vocês são um exemplo de dedicação e perseverança e uma inspiração para quem, como eu, começa a dar os primeiros passos no sonho da imigração. Obrigada por dividir com a gente essa história e pela ajuda com os blogs.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      É sempre muito bom receber comentários como este, saber que existem pessoas que se inspiram com nossa luta.
      É verdade que a luta tem sido dura e a espera muito longa, afinal já estamos com quase 3 anos esperando por uma decisão do BIQ.
      Mas procuramos manter a calma e viver a vida como se o processo não existisse. Isto nos dá mais tranquilidade.
      Muito obrigado por sua visita e principalmente pelo seu comentário.
      Abraços,
      Alfredo.

      Excluir